Perguntas Frequentes

Reunimos as perguntas relevantes que recebemos.

O médico aplica um gel no local indicado para o exame e desliza pela região um pequeno aparelho chamado de transdutor. Esse aparelho é responsável por emitir as ondas sonoras captadas e transformadas em imagens em um monitor externo.

Por não utilizar radiação, o ultrassom é um exame seguro para todas as pessoas, inclusive gestantes, pois não causa nenhum efeito biológico no corpo humano. Trata-se de um procedimento indolor, não-invasivo e sem necessidade do uso de contrastes.

Sim, a menstruação não afeta o diagnóstico ou a efetividade do exame. Caso a paciente se sinta desconfortável, pode pedir para reagendar o exame para quando não estiver no período menstrual.

Doppler é um recurso específico do aparelho de ultrassom para avaliar fluxo sanguíneo, com registro em cores ou em gráficos. Por isso, o ultrassom Doppler contém elementos e informações adicionais a um ultrassom convencional. Tem seu uso bastante difundido em avaliações obstétricas, na avaliação de tumores em diversos locais, em órgãos pré e pós transplantes e no estudo da vascularização de membros (ex.: avaliação de varizes nas pernas).

Estes exames permitem ver imagens em três dimensões, mostrando, inclusive, o rostinho do bebê antes mesmo de ele nascer. A diferença de 3D para 4D é a dimensão do tempo, portanto, a ultrassonografia 4D mostra as imagens do 3D em movimento.

Para alguns casos existe sim a necessidade de preparo, contudo geralmente os preparos são bem simples, podendo o médico solicitar um jejum ou ingestão de líquidos para exames na bexiga.

Ao comermos, a vesícula biliar se contrai, portanto, é aconselhável não comer por 6-8 horas antes de um ultrassom do seu abdômen. Quando você se abstém de comer, diminui a quantidade de gás no estômago, o que permite melhor visibilidade dos seus órgãos.

O teste avalia órgãos sólidos ou cheios de líquido porque o gás reflete as ondas de ultrassom, de modo que o estômago e os intestinos não são visíveis. Os órgãos são: pâncreas, aorta, fígado, vesícula biliar, rins, baço e bexiga (cheia). Uma ultrassonografia abdominal completa requer 4 horas de jejum, pois também vê a vesícula biliar, que deve estar vazia.

Estudos realizados ao longo dos últimos 35 anos não mostraram nenhuma indicação de que a ultrassonografia seja prejudicial. Ultrassons não envolvem radiação, como é o caso de raio-x.

Agende pelo fone (47) 99945 1008

Clínica especializada em Ultrassom, provida de excelente atendimento, profissionais qualificados e tecnologia de ponta.

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat